08/11/2023

Cileide Alves entrevista Marcello Fiore (Fonte: O Popular)

‘Tribunal está se deixando influenciar pelo governador’, diz Fiore

 

Por que um magistrado é punido por manifestar sua opinião? Um governador de Estado pode atacar com veemência esse magistrado e pedir seu impeachment? O que significa a decisão do Tribunal de Justiça de afastar esse desembargador, logo após o pedido público feito pelo governador? O Código de Ética dos Magistrados proíbe manifestações públicas de seus membros?

 

Essas e outras perguntas surgiram depois da confusão provocada pela declaração do desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo, em um julgamento criminal do Tribunal de Justiça, condenando abusos de PMs, seguidas das duras palavras do governador Ronaldo Caiado, atacando o magistrado.

 

Para entender as nuances constitucionais e legais desse desentendimento, o convidado deste episódio do Chega pra Cá é o advogado paulista Marcello Antonio Fiore. Especialista em Direito Econômico e Financeiro pela PUC-SP, com pós-graduação em Harvard, Marcello Fiori é membro da OAB/SP, professor de Direito Econômico e Análise Econômica do Direito e pesquisador do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social de São Paulo.

 

Leia também

Constituição LGBTQIA+ – Com Marina Ganzarolli

Constituição LGBTQIA+, Diversidade, Igualdade, Dignidade e os Direitos Fundamentais
Leia mais »

Estado de Inconstitucionalidade de Matéria Ambiental

Confira nosso webinar sobre Estado de Inconstitucionalidade de Matéria Ambiental. Palestrante: Prof. Werner Grau
Leia mais »

‘Tribunal está se deixando influenciar pelo governador’, diz Fiore (Fonte: O Popular)

Membro da Comissão de Direito Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Marcello Fiore critica as declarações do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), contra o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) Adriano Roberto Linhares Camargo. Em entrevista ao programa Chega pra Cá, o advogado classificou a fala do governador de “ameaçadora” e questionou a decisão do TJ-GO de afastar o magistrado.
Leia mais »

Contato

Rua Estados Unidos, 535,
Jardim Paulista, São Paulo, SP,
01427-000
11 3885-9933
Edifício Barão do Rio Branco
SIG Quadra 1, Lote 495, sala 228
Zona Indl. - DF
Brasilia
11 3885-9933